segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rio + 20 (post 3)


Rio de Janeiro hoje = propostas, conversa e turismo: um paraíso para políticos, representantes oficiais, ongs...
Tenho medo das coisas não saírem do papel. É assim, muito cacique junto se exibindo com seus cocares. Enquanto índios verdadeiros quase imploram por respeito.
Eu espero que novos rumos sejam traçados, precisamos disso.
Não é só falar de sustentabilidade, precisamos mesmo é viver de forma sustentável, precisamos de apoio político e social. É a hora de colocar a teoria na prática.
O meu medo é que daqui a 20 dias as pessoas se esqueçam do evento. Algo que não irá acontecer na vida dos índios pataxós que tanto me emocionaram nessa semana. Eles falaram com o coração, conheceram o mar, provaram seus sais e pediram respeito. Os vídeos são incríveis para os que tem sensibilidade no trato humano x meio ambiente (Índios têm contato com o mar pela primeira vez na Cúpula dos Povos). (em off: Sim eu me preocupei com o índio inocentemente bebendo água da praia ali do Aterro do Flamengo. Ah, se ele soubesse da qualidade daquela água. Pobre índio que acredita que o homem branco trata com respeito seu ambiente.)
Enquanto tudo parece ser rosa, o básico falhou quando deram comidas estragadas para os índios (Rio+20: índios reclamam de comida estragada na Cúpula dos Povos).
Ironicamente, um debate sobre soberania segurança alimentar foi suspenso depois que índios que participavam da discussão receberam quentinhas com a comida estragada durante a Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (17).
Os índios reclamaram de um cheiro azedo das quentinhas e bloquearam o acesso do caminhão que levou as refeições para eles no local.
O medo é das coisas não saírem mesmo do papel ou que  se faça algo de qualquer forma para falarem que algo foi feito ( Negociadores correm contra o tempo para concluir base da Rio+20).

Acho que o grande show da Rio+20 se dá na Cúpula dos Povos. Eu estou enlouquecida para ir. Todos os eventos paralelos parecem estar muito bons (Eventos paralelos à Rio+20 ficam lotados no fim de semana).

O que às vezes me deixa indignada é pensar no Rio de Janeiro como um todo e como tantas coisas estão sendo mascaradas. Os hospitais e a saúde pública que tanto esperam recursos, a educação, as BOAS políticas públicas, ... tudo isso foi deixado de lado para que os recursos ($$$) fossem investidos em beleza para turista e para a propaganda para os grandes eventos.


E para terminar minha reflexão, li uma matéria (Moçambicano barrado pela PF regressa ao Brasil para Rio+20) de um moçambicano querendo muito estar presente no evento. Sinceramente me perguntei os motivos dos brasileiros (em sua maioria) não fazerem esforços de conhecer e de visitar o evento. Que cultura é essa meu Deus?

Okay que rola muita hipocrisia mas eu ainda acredito e aguardo avanços.

E você? Acha o que dessa história toda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.

Thanks for visiting! There is the option to translate this site in the top left corner.


Obrigada pela visita! Existe a opção de tradução deste site no canto superior esquerdo.


Благодарим за посещение! Существует возможность перевести сайт в верхнем левом углу.


Gracias por su visita! Existe la opción de traducir este sitio en la esquina superior izquierda.


Danke für Ihren Besuch! Es besteht die Möglichkeit, diese Seite in der linken oberen Ecke zu übersetzen.


Hvala za razumevanje! Obstaja možnost, da to mesto v zgornjem levem kotu.


Dank je wel! Er is de mogelijkheid om deze site te vertalen in de linker bovenhoek.


Terima kasih kerana melawat! Terdapat pilihan untuk menterjemahkan laman web ini di sudut kiri atas.


Dėkojame, kad lankotės! Yra galimybė išversti šį puslapį į viršutinį kairį kampą.