sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rio + 20: Água (post 2)

Apesar de vivermos num planeta com água em abundância, este é um recurso finito.

A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para necessidades básicas. Segundo dados estatísticos existem hoje 1,1 bilhão de pessoas praticamente sem acesso à água doce. Estas mesmas estatísticas projetam o caos em pouco mais de 40 anos, quando a população atingir a cifra de 10 bilhões de indivíduos.

De toda a água disponível:
7,6%  está concentrada nos oceanos
água fresca corresponde aos 2,4% restantes ( destes, somente 0,31% não estão concentrados nos pólos na forma de gelo). 

Ou seja, hoje temos  menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca pronta para consumo, e é por isso que precisamos repensar todo nosso consumismo, uso, reuso e tratamento deste pequenino recurso.

Mas como fugir dessa loucura?
Na verdade precisamos de melhor educação, planejamento eficiente e novos hábitos. Um exemplo incrível de como lidar com a água de forma inteligente é o que acontece na cidade de Tel Aviv em Israel - Tel Aviv-Yafo (em hebraico: תֵּל־אָבִיב-יָפוֹ; em árabe: تل أبيب, Tēl ʼAbíb) geralmente chamada de Tel Aviv ou Telavive, é a segunda maior cidade de Israel, com uma população estimada em 391.300 habitantes. A cidade situa-se na costa mediterrânica de Israel, com uma área de 51,8 quilômetros quadrados. É a maior e mais populosa cidade da região metropolitana de Gush Dan, onde vivem 3,15 milhões de pessoas (2008)

Clima: Tel Aviv tem um clima mediterrâneo, com verões quentes, agradável e invernos úmidos e frescos. A umidade relativa do ar tende a ser elevada durante todo o ano, devido à proximidade da cidade com o mar. No inverno, as temperaturas raramente caem abaixo 5 °C (40 °F) e são geralmente entre 10 °C (50 °F) e 15 °C (60 °F); a cidade não vê neve desde 2003. No verão a média é de 26 °C (80 °F), e frequentemente as temperaturas diurnas excedem os 32 °C (90 °F). Apesar da alta umidade, chuvas durante o verão são raras. A precipitação média anual é 530 milímetros (20,9 in), quase todos ocorridos entre outubro e abril. Em Tel Aviv há Sol quase o ano inteiro.

Em Tel Aviv a água é recurso fundamental para a vida e desperdício literalmente não combina com aquele povo. E eles nos dão uma lição de consumo inteligente e reaproveitamento de água. Lá toda água, inclusive a dos banhos e a da descarga é reaproveitada. Essas, que chamamos de esgotos, são tratadas (bio, química e fisicamente) e bombeadas até locais onde irrigam o solo. Tudo isso em 30 anos de boas políticas públicas.

A ONU estima que, em média, 5 mil crianças morram por dia de doenças relacionadas à falta de água ou saneamento básico no mundo.

Aqui no Brasil vejo pessoas lavando calçadas com água, tomando banho de mais de trinta minutos. Vejo prefeituras ignorando o respeito ao cidadão e priorizando outras políticas que não são a de cuidado, carinho e respeito aos recursos naturais.

Acontece que em países onde não existe escassez de algum recurso natural esse nunca é tratado com respeito. É o caso do Brasil e seus recursos naturais. Em pouco mais de 500 anos de história estamos detonando com recursos naturais - FI NI TOS - e acabando com o futuro das próximas gerações.

Quando existem políticas públicas inteligentes tudo melhora.
E ai, vai continuar usando parte dos 0,02% como?



Referências bibliográficas
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.

Thanks for visiting! There is the option to translate this site in the top left corner.


Obrigada pela visita! Existe a opção de tradução deste site no canto superior esquerdo.


Благодарим за посещение! Существует возможность перевести сайт в верхнем левом углу.


Gracias por su visita! Existe la opción de traducir este sitio en la esquina superior izquierda.


Danke für Ihren Besuch! Es besteht die Möglichkeit, diese Seite in der linken oberen Ecke zu übersetzen.


Hvala za razumevanje! Obstaja možnost, da to mesto v zgornjem levem kotu.


Dank je wel! Er is de mogelijkheid om deze site te vertalen in de linker bovenhoek.


Terima kasih kerana melawat! Terdapat pilihan untuk menterjemahkan laman web ini di sudut kiri atas.


Dėkojame, kad lankotės! Yra galimybė išversti šį puslapį į viršutinį kairį kampą.