domingo, 1 de dezembro de 2013

Desabafo de uma bióloga.

"IMPLORAMOS A MISERICÓRDIA DE DEUS, MAS NEGAMOS PIEDADE AOS ANIMAIS, PARA QUAL SOMOS UM DEUS!"   (Buda)


Estou em uma profunda fase de questionamentos éticos profissionais. Vejo tantos colegas realizarem testes em animais, se alimentarem deles... Enfim. É complicado quando se estuda profundamente a vida animal, pelo menos para mim, se alimentar deste animal. Sempre foi. Isso é uma história antiga, desde antes da faculdade, antes de eu pensar em ser vegetariana já havia essa inquietação, esse questionamento sobre gostar de alguns animais e matar outros para me alimentar deles. Parecia-me (e aparece) estranho e repugnante a criação de animais em confinamentos, em massa (aos milhares) privando-os de uma vida em liberdade, privando-os de poderem viver de forma natural e ainda matá-los e após isso, esquartejá-los e ainda depois vender essas partes de cadáveres e as pessoas comprarem.
O mundo tem mais animais de pecuária do que pessoas nas cidades. Como você acha que a indústria alimenta estes animais criados apenas pelo lucro da venda de seus corpos? (Vista-se)
Alguns alegam que essa é a ordem "natural" das coisas. Mas que ordem é essa? Onde está escrito? A ecologia afirma que isso acontece de forma natural?
Já pensaram em animais em suas teias ecológicas? Eles caçam o necessário e se alimentam de forma natural, com alimento in natura, sem necessidade de cozimento, condimentos e outras frescuras necessárias nos preparos de alimentos da maioria dos "humanos". Isso pra mim é natural. Participar desse ciclo ecológico e de suas teias. O que não é natural é a banalização da escravidão animal. O que não é natural é o abate de forma "natural". Pra mim, escorrer litros de sangue de animais e fingir que eles não sofrem NÃO ME É NATURAL.

A cultura da alimentação de carne (mamíferos e seus leites e derivados, aves, peixes, répteis e até insetos e seus produtos!) para mim é uma proposta capitalista. Sim CA-PI-TA-LIS-TA. É uma máquina que globaliza e torna normal o consumo de animais. Pessoas ganham dinheiro vendendo, pessoas gastam dinheiro comprando pois ambos são movidos a padrões impostos. O capitalismo continua condicionando pessoas a fazer o que eles querem e nisso os animais são tratados como coisas.

Quando se compra restos de animais mortos e seus produtos (ou carnes, leites, queijos, ovos...) você financia e apóia o processo de produção cruel e holocausto animal.
Não existe abate humanitário. Todo assassinato a um animal é cruel.
Te incomoda esses termos? 
Queria palavras bonitinhas? 
Não há beleza nesse processo. É só tristeza, dor, sofrimento e sangue. É isso que você quer colocar na sua boca?
Fonte

Não meus queridos, nós não somos carnívoros. Leões, hienas, cães, jacarés, serpentes... eles são predadores. Estudem as formas que esses animais vivem, a sua fisiologia, a sua anatomia e então verão que possuem padrões e o maior deles é a forma de alimentação (predação), a quantidade de indivíduos predadores sempre será inferior à quantidade de presas, seu nicho ecológico é diferente. E nós não somos predadores. Pelas leis ecológicas não somos.
Também não somos onívoros. O ser humano é adaptado para comer carne principalmente por padrões sociais.
Já sabemos que vegetarianos e veganos adoecem menos, tem mais disposição, vivem mais e melhor... Pesquisem o índice de doenças na população vegana, conversem com eles... Vocês verão que é falso o mito do vegano magro, anêmico e sem graça. Agora pesquisem as doenças de pessoas comuns (que se auto entitulam "onívoras").
Nós somos herbívoros: nosso sistema digestório é herbívoro. Vejam nossa dentição por exemplo. Comparem nossa dentição à dentição dos predadores. A diferença é gritante.
Percebam os dentes!

  • Incisivos - dentes da frente, com forma de lâmina, que têm como função cortar os alimentos; 
  • Caninos - dentes laterais, compridos e afiados, usados para espetar e rasgar;
  • Molares - dentes de trás, largos e rugosos, usados para triturar.

Características da dentição dos mamíferos carnívoros:
a) Dentição completa;
b) Caninos aguçados e muito maiores que os restantes dentes;
c) Molares com cristas pontiagudas.

Ah não me venha falar sobre a evolução do cérebro. Por favor, não me faça gastar meus dedos teclando palavras sobre isso. 
10 000 anos para o desenvolvimento humano gente. Em menos de 200 anos já conseguimos detonar com o planeta. Definitivamente somos os errados. Nossa espécie tem muito o que se dedicar a aprender sobre ecologia antes de se auto exterminar porque esse será o fim de nossa espécie.

A questão é:
- O que você faz pelo planeta?
- Você vai continuar financiando esse sistema?

Eu decidi ser a mudança que eu quero para o mundo.
Seja também!

2 comentários:

  1. Oi, gostaria de saber se você assistiu às aulas da faculdade que utilizavam animais (vivos ou mortos) ou se obteve dispensa. Escolhi cursar biologia, pois é uma área que gosto muito, mas estou em processo de transição para o veganismo... Não quero ter de tratar animais como se fossem objetos.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. participei de 1 aula, obrigada, com uso de roedor que foi sacrificado na hora da aula, na nossa frente e em seguida foi feita a anatomia do animal com órgãos ainda em funcionamento, um horror! Nessa época ainda não havia tanto debate sobre o tema e nós éramos uma resistência bem não quista por todos. Foi terrível essa experiência, acompanhar a felicidade da professora que ria durante meu desespero. hoje vc tem direito a pedido documentado para não assistir as aulas mas dependendo a instituição você continuará usando animais vivos sim, infelizmente.
      após o episódio passamos a ser resistência mais ativa na faculdade em que me formei.

      Excluir

Obrigada por comentar.

Thanks for visiting! There is the option to translate this site in the top left corner.


Obrigada pela visita! Existe a opção de tradução deste site no canto superior esquerdo.


Благодарим за посещение! Существует возможность перевести сайт в верхнем левом углу.


Gracias por su visita! Existe la opción de traducir este sitio en la esquina superior izquierda.


Danke für Ihren Besuch! Es besteht die Möglichkeit, diese Seite in der linken oberen Ecke zu übersetzen.


Hvala za razumevanje! Obstaja možnost, da to mesto v zgornjem levem kotu.


Dank je wel! Er is de mogelijkheid om deze site te vertalen in de linker bovenhoek.


Terima kasih kerana melawat! Terdapat pilihan untuk menterjemahkan laman web ini di sudut kiri atas.


Dėkojame, kad lankotės! Yra galimybė išversti šį puslapį į viršutinį kairį kampą.