quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Crise de água no Brasil? Por que?

Está assustadora a atual crise de água no Brasil. Mas durante anos cientistas e ecologistas avisaram sobre o impacto ambiental do consumismo, da agricultura capitalista, da falta de políticas públicas sérias para o meio ambiente. Todos achavam (e muitos ainda acham) que este é um recurso infinito e que poderiam simplesmente ignorar tantos avisos, que isso era coisa de ecochatos.
Bem, final de 2014 e vivemos uma crise hídrica, um ano de seca, com Estados do Brasil que se tudo correr bem irão se recuperar em ... 2016! Exatamente. Mesmo que tudo dê certo, mesmo que chova o previsto, mesmo que as pessoas passem a se educar o estoque de água do Estado de São Paulo só se recuperaria em 2016.
Mas por que tudo isso?
A Represa Jaguari-Jacareí, do Sistema Cantareira: a seca compromete o abastecimento no estado de SP 
(Foto: LUIS MOURA/FOLHAPRESS) Fonte


DESMATAMENTO
Desmatar significa colocar abaixo todas as espécies vegetais de uma região, geralmente para fins comerciais como cultivos agropecuários, geralmente monoculturas (cultivo de uma só espécie) o que empobrece o solo e a biodiversidade. 

PECUÁRIA
Também desmata-se para cultivo de animais e ai o problema ainda é pior porque para quilo de carne produzida são gasto em torno de 15.000 litros de água. Sim. Você acha que seu problema com a água será resolvido poupando o tempo de banho, a lavagem da calçada mas o grande problema mesmo é o consumo de carne. E se você acha que seu churrasco, seu bife, sua proteína animal não impacta o meio ambiente, não reclame porque cada vez mais aumentará o consumo das nossas reservas hídricas. Acha bobagem, então pense comigo.
1 kg de carne = 15.000 a 20.000 litros de água usados na produção. Usaremos para a conta abaixo o "menor" valor, 15.000 L.
para um churrasco onde 10 pessoas levem 1 kg de carne = 150.000 litros de água usados na produção
Se você "churrascar" 2 vezes ao mês (sem considerar a carne consumida no meio da semana)  com o mesmo número de pessoas teremos um gasto de 300.000 litros de água por mês.
Fazendo isso um ano inteiro tem-se um gasto de 3.600.000 litros de água.

O Brasil é a maior potência mundial em volume de água doce. 12% de todo o estoque global está em nossos rios e reservatórios subterrâneos. Contudo, cerca de 70% dessa preciosidade vai para a agricultura – em especial a irrigação.
Irrigação do cultivo de hortaliças para a alimentação humana, certo?
Negativo: bem mais da metade de tudo que é cultivado no Brasil, destina-se à produção industrial de ração animal, aqui e no exterior. Ou seja, vira alimento de bois, porcos, aves e até peixes, que depois vão parar no prato das pessoas. Para piorar a situação, ninguém paga pelo consumo dessa água toda, nem pela poluição que os efluentes da produção de carne – sangue, gorduras, vísceras, vômitos, fezes, mais os hormônios, antibióticos, inseticidas, fertilizantes e defensivos agrícolas – causam aos reservatórios e aqüíferos. (fonte)

Quantidade de uso de água na produção de alguns produtos.


ProdutoUnidade
Litros de água
Açúcar1kg1500
Algodão1 camiseta2700
Café1 xícara140
Carne1 Kg15500
Cerveja1 copo75
Cevada1 Kg1300
Frango1 Kg3900
Hambúrguer1 unid.2400
Leite1 litro1000
Milho1 Kg900
Ovos1 unid.200
Pão1 fatia40
Papel1 folha A410
Queijo1 Kg5000
Soja1 Kg1800
Trigo1 Kg1300

O site Water foot print ajuda a calcular o quanto de água gastamos. Quer saber seu consumo de água? Clique aqui.

Tem gente que me chama de chata, ecochata, radical, ativista... mas eu escolhi ser vegetariana (pelo planeta, pelos animais, pela minha saúde).
Acho que chegará o tempo que começarão a ver que a solução para a crise da água será a modificação da dieta alimentar.

domingo, 31 de agosto de 2014

Da carne do seu prato até o desequilíbrio ambiental... E você com isso?!

Assistindo matéria agora no Fantástico - O Show da Vida.


As pessoas acham que a agropecuária (visite Dieta vegana) e a produção de carne não causa impacto nenhum. 
"Coisificação" de vidas animais. A exploração beneficiada pelos hábitos alimentares de uma maioria e seus impactos.


A questão é: 
pega-se uma área com biodiversidade, 
acaba-se com essa área,
no local faz-se uma monocultura (no caso gado, através de técnicas maldosas onde no final o animal é morto e taxado como "coisa"), 

o ecossistema sofre um dano gigantesco e ai vem o desequilíbrio ambiental.

Tudo pra você ter seu bife no prato, ter seu hambúrguer e fazer seu churrasco! Cambada de ignorantes, gulosos e irresponsáveis.
A questão de hoje em São Paulo, essa seca,  está relacionada com isso.


Árvores estão envolvidas no ciclo natural da água onde através da transpiração e da fotossíntese (além da fixação do carbono atmosférico) chega-se ao equilíbrio no ciclo da água.
Evaporação, transpiração, precipitação, escoamento, evotranspiração e condensação são fatores indispensáveis para que isto ocorra.



Tem como ter dó de quem devasta assim o planeta só por pensar na própria gula?!
Não dá pra estar a favor do meio ambiente e comer carne. Isso é hipocrisia!
Também não dá pra fazer essas escolhas e reclamar que está ou que faltará água.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Nova superbactéria da Gonorreia.

Superbactéria
Os cientistas dão status de superbactéria a espécie que resistir ao tratamento antibiótico. Geralmente, estes tipos matam cerca de metade das pessoas que atacam.
O cientista norte americano, Alan Christianson, fundador do centro de pesquisa Integrative Health Care, alertou os especialistas da área médica para a existência de um novo tipo de gonorreia (doença sexualmente transmissível). Em entrevista ao site CNBS, ele afirmou que a espécie HO41 é devastadora e tem os mesmos efeitos da Aids.
— A pessoa que tiver esta gonorreia poderá entrar em choque e morrer em questão de dias. Isso é muito perigoso.
Apesar de quase 30 milhões de pessoas já terem morrido de causas relacionadas ao HIV em todo o mundo, Christianson ainda disse que que o efeito desta bactéria "é mais direto" que a Aids.
— Esta bactéria é mais agressiva e pode afetar as pessoas mais rapidamente.
Segundo o diretor executivo da Coalizão Nacional de Administração de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis),  William Smith, "conforme o tempo passa, a bactéria fica cada vez mais perigosa". Esta espécie gonorreia foi descoberta no Japão há dois anos em uma mulher de 31 anos de idade. ¹



Uma nova forma poderosa de gonorreia (DST — Doença Sexualmente Transmissível) vem assustando cientistas e médicos em todo o mundo. Após um paciente ser internado na Austrália por causa da doença, pesquisadores constataram que a variação da bactéria presente no homem tem a maior resistência aos medicamentos para a doença já registrada.

A descoberta resultou em um alerta de saúde no país e em países vizinhos. Clínicas de saúde sexual estão em alerta máximo e se preparando para uma possível disseminação da bactéria no local.
De acordo com o presidente da Sociedade de Saúde da Austrália, Edward Coughlan, a maioria dos antibióticos desenvolvidos nos últimos 70 anos foi inútil no tratamento da infecção e não há novas opções de tratamento em um futuro próximo.
― Este é um grande problema de saúde que estamos enfrentando no momento, não vemos um remédio capaz de combater essa bactéria.
Ocasos da “superbactéria” já foram registrados em outros países. Nos últimos anos, registros da doença surgiram no Japão, Havaí, Califórnia e Noruega. ²


domingo, 8 de junho de 2014

Por 7 dias!

O que acontece com o clima de uma montanha em 7 dias? Foi exatamente pra responder esse pergunta que o fotógrafo norueguês Terje Sorgjerd, apaixonado por paisagens teve a brilhante ideia de filmar uma montanha, em alguns lugares diferentes, por uma semana. As imagens são maravilhosas!
Detalhes das mudanças climáticas locais, vento e até constelações são perceptíveis no vídeo. E nós que vivemos sem prestar atenção nas sutilezas da natureza em nossa volta...



Nome do documentário: “The Mountain” (“A Montanha”). 

Local: feitas no topo da montanha mais alta da Espanha, El Teide, a mais de 3.700 metros de altura.
Dica: ligue o som, configure pra exibição em HD e veja em tela grande!

The Mountain from TSO Photography on Vimeo.

Referência bibliográfica:
Um homem filmou o paraíso por 7 dias – o que ele flagrou é de tirar o fôlego

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Plantas incríveis: Eucalipto arco-íris

Não vivemos no mundo de Alice nem em seu País das Maravilhas mas quando penso numa extravagância da natureza, algumas espécies de vários reinos me vêm a cabeça. Uma delas é esta árvore, que é completamente extravagante e exuberante. É o tipo de planta que deve ser vista pelo menos uma vez na vida por fugir aos padrões.




Naturalmente encontrada no Hemisfério Norte, o Eucalyptus deglupta é uma grande árvore e por suas características e aparência é comumente chamado de eucalipto arco-íris (rainbow eucalyptus, Mindanao gum, ou rainbow gum). Sua distribuição natural se estende por Nova Bretanha ,Nova Guiné , Seram , Sulawesi e Mindanao . 1
A casca é multi-colorida e essa é a característica mais marcante da árvore. Manchas no exterior casca da árvore são seguidas por trocas anuais em diferentes momentos, mostrando uma casca interna verde brilhante. Isso, então, escurece e amadurece para dar tons de azul, roxo, laranja e marrom. 1




Nos dias atuais esta árvore é amplamente cultivada em todo o mundo em plantações árvores, principalmente para celulose usados ​​na fabricação de papel. É a espécie dominante utilizada para plantações de celulose nas Filipinas.



Eucalyptus deglupta é cultivada como uma árvore ornamental , para o plantio em climas tropicais e subtropicais, em jardins e parques. Ele não é resistente à geada. 
1

O listras multi-coloridas vistosa que cobrem o tronco são um distintivo projeto paisagístico elemento. 1



Referências bibliográficas

1- Wikipedia - Eucaliptus delglupta
2 - Fontes das fotografias. Living Rainbow

Plantas incríveis: flor papagaio.

Encontrada na Tailância, Brimânia e na Índia, a flor papagaio ou bálsamo papagaio, foi  descrita pelo botânico Joseph Dalton Hooker. Possui coloração vermelho púrpura com variações até o carmim.
Todo o formato da flor favorece a polinização por insetos. Por ser rara, hoje a planta encontra-se protegida pelo governo da Tailândia.

Alguns dados interessantes:


  • Nome popular: Flor papagaio. Na Tailândia,Dork Nok Khaew” .
  • Origem: Chiang Mai, norte da Tailândia, Sul da Brimânia e dizem tê-la visto na Índia.
  • Porte: 60 cm até 1,80 m
  • Florescimento: De outubro a novembro em estado nativo.
  • Flores: De 5 a 6 cm parecidas com um pequeno papagaio.
  • Ambiente: Por ser muito rara, não se conhece quem a tenha cultivado comercialmente.
  • Clima: Exclusivamente tropical em locais sombreados (luz indireta) com alta umidade do ar e chuvas constantes.
  • Solo: Em solos orgânicos alcalinos (flor azul) e em solos ácidos (flor rosada a vermelha).
  • Reprodução: Por sementes exclusivamente. São viáveis por muito tempo. Porém poucas flores conseguem ser polinizadas. Não há muitas referências sobre seu polinizador.
  • Normalmente as flores exalam feromônio femininos para atrair insetos machos. (Fonte)


Sim! Quanto mais eu estudo biologia mais eu me surpreendo com a natureza. Vejam as flores abaixo:

Impatiens psittacina

Nome vulgar: flor papagaio
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Angiospermae (Eudicots, Asterids)
Ordem: Ericales
Família: Balsaminaceae
Gênero: Impatiens
Espécie: I. psittacina
Fonte

Fonte

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Sumiço

Desculpem o sumiço mas eu estou grávida e o corpo ainda está se acostumando às transformações.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Natureza espetacular: o despertar das sementes e o desabrochar das flores.

Segue um lindo e INCRÍVEL vídeo. Ah, ligue o som e coloque em tela cheia :-)


Macro Timelapse from Daniel Csobot on Vimeo.

Avanços na pesquisa contra a AIDS

Cientistas descobriram uma proteína encontrada em corais australianos que pode impedir infecção do vírus HIV.

Segue cópia da matéria disponível na Revista Galileu.

Uma proteína encontrada em corais da Austrália impede que o vírus da imunodeficiência humana (HIV) penetre nas células do sistema de imunidade do corpo, segundo um novo estudo. A pesquisa liderada por Barry O'Keefe, do Instituto Nacional do Câncer, foi apresentada na reunião anual de Biologia Experimental em San Diego (Califórnia).
As proteínas, chamadas cnidarinas, foram encontradas em corais recolhidos nas águas do litoral norte australiano, e os pesquisadores se focaram nelas após examinarem milhares de extratos naturais no acervo biológico do Instituto Nacional do Câncer.
O'Keefe disse que a proteína bloqueia a infecção do HIV em concentrações de uma mil milionésima grama, suficiente para impedir que ocorra a primeira passagem da transmissão do vírus: a penetração do vírus na célula do sistema de imunidade, conhecida como célula T. As cnidarinas se enlaçam com o vírus e impedem que ele se funda com a membrana da célula T, o que é muito diferente do que se viu com outras proteínas, motivo pelo qual os cientistas acreditam que as cnidarinas têm um mecanismo de ação único.
A descoberta abre a possibilidade de adaptar essas proteínas para usá-las em géis e lubrificantes sexuais que brindem uma barreira contra a infecção do HIV. Koreen Ramesssar, membro da equipe de pesquisa, destacou que as cnidarinas poderiam adequar-se a esses produtos, que bloqueiam a infecção sem depender da disposição do homem a usar preservativo, e ao mesmo tempo não tornam o vírus resistente a outros remédios.
O passo seguinte neste estudo é o aprimoramento dos métodos para produzir proteínas cnidarinas em grandes quantidades que possam ser usadas a fim de identificar efeitos secundários ou sua atividade contra outros tipos de vírus.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

O lugar certo

Você conhece a filosofia do camelo?

Vou contar! Esta é uma história que não sei de quem se originou. Mas é bem interessante, para nos fazer pensar!


Uma mãe e um bebê, camelos, estavam por ali, à toa, quando de repente o bebê camelo perguntou:

- Por que os camelos têm corcovas?

- Bem, meu filhinho, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver sem água.

- Certo, e por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?

- Filho, elas são assim para permitir caminhar no deserto. Sabe, com essas pernas longas, mantemos nosso corpo mais longe do chão do deserto que é mais quente que a temperatura do ar e assim ficamos mais longe do calor. Quanto às patas arredondadas podemos nos movimentar melhor, devido à consistência da areia! - disse a mãe.

- Certo! Então, por que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.


- Meu filho! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles ajudam na proteção dos olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto! - respondeu a mãe com orgulho.



- Tá. Então a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto. Então o que é que estamos fazendo aqui no Zoológico?

Então, qual é a moral desta história?


“Ter habilidades, conhecimento, capacidades e experiências, só são úteis se você estiver no lugar certo!"

Texto: www.bomdiahoje.com.br

segunda-feira, 24 de março de 2014

Houston we have a problem.

(Fugindo ao tema do blog...) Recebi um email hoje e vou destacar uma parte dele aqui. É bom para nos fazer pensar um pouco.


Tema: Tornar a vida Simples.

Certa vez, uma frase ficou famosa ao ser, dita num filme! Isso já foi a muitos anos, lembrando uma situação de pânico em uma nave americana tripulada ao espaço, onde a tripulação detectando um problema passa a informação para a base na terra: 

Houston we have a problem” – “Huston nós temos um problema”.

Hoje lembrada facilmente, quando surge algum problema, às vezes até como piada, para contornar alguma dificuldade.

Mas, trazendo aquela situação encenada num filme para a vida real. O que poderia a equipe de terra fazer para resolver o problema? E se a solução dependesse única e exclusivamente da tripulação daquela nave?
Que parafernália de botões e comandos deveria ser acionada, para evitar um trágico acidente com aquele veículo espacial?

Com essa situação, até aqui, apenas fictícia, percebemos que muitas vezes complicamos algo que poderia e deveria ser simples. 

E por quê? 

Porque, temos o hábito quase incontrolável de complicar tudo na vida.
Por isso quero dividir com você algumas dicas “indolores” para simplificar a vida.

Acompanhe-me... 

Comece assumindo as rédeas da sua vida!

Preste atenção nas coisas que são realmente importantes para você e procure tornar-se cada vez mais consciente das suas próprias motivações. Muitas vezes, nem nos damos conta do por que, fazemos as coisas. 

Isto nos torna presas ideais de todos os tipos de fantasias. Sobretudo aquelas que começam assim: “vou ser feliz quando eu tiver, possuir, for...”, enfim, preencha a frase, como quiser. O efeito é sempre o mesmo: o de fazer você sair correndo perseguindo algo que não tem e de fato nem precisa. 

Jogue fora o supérfluo!
Guarde apenas o essencial. Picasso certa vez teria dito: “a arte é a eliminação do que é desnecessário”. Para entrar num clima da simplicidade, siga o conselho do grande artista e diga adeus aos excessos. 

Torne-se um comprador consciente!


Respeite os cinco “R"s”: antes de comprar, Reflita se o que está pretendendo adquirir é realmente essencial; se achar que não precisa, Recuse; se achar que precisa, Reduza a quantidade; depois do uso, Reutilize; e por fim, Recicle. É claro que no momento da compra você já pode escolher produtos com menos embalagens ou com embalagens recicláveis e dar o devido destino a elas. 

Seja elegante!


Nossa vida é uma obra de arte. Imite o grande mestre e construa sua vida a partir da beleza que mora na natureza, nos materiais orgânicos, no capricho do artesanal, no luxo das coisas que envelheceram com sabedoria. Em vez de plástico, por exemplo, troque por vidro ou papelão ou cerâmica. 

Fique ao lado da Natureza!
Simplicidade é lembrar que nossas raízes estão no mundo natural. Que somos parte da teia da vida e nosso desequilíbrio afeta tudo à nossa volta. 

Encha seu cotidiano com este sentimento de reverência e cuidado pela Mãe Natureza. Você vai ser o primeiro a agradecer quando se der conta de que está parado há cinco minutos ouvindo o canto de um sabiá ou enchendo os olhos com as primeiras flores dos ipês. 

Descubra o milagre da vida!
Se você soubesse que iria morrer dentro de alguns dias ou semanas, as coisas mais simples não iriam adquirir um significado maior para você? 



Então, o que você está esperando para começar a curtir as coisas mais simples agora mesmo?

Desligue o celular, smartphone, tablet ou qualquer outra coisa que rouba seu tempo e atenção. Esqueça-se de compromissos que não te dão alegria e fique pelo menos alguns minutos por dia sem fazer nada, apenas envolvido neste instante precioso consigo mesmo. Ao contrário do que costumamos pensar, a felicidade não custa tão caro assim.

Pense nisso...
Tenha um Bom Dia HOJE!

Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida

Indique o site do Bom Dia HOJE para seus amigos: www.bomdiahoje.com.br

Participe de página do Bom Dia HOJE no FACEBOOK: www.facebook.com/bomdiahoje

Siga o Bom Dia HOJE no Twitter: @bomdiahoje ou www.twitter.com/bomdiahoje 

domingo, 23 de março de 2014

Como vai o seu cérebro?

Com aproximadamente 86.000.000 de células, conhecidas como neurônios, que se comunicam através de sinapses (falam em 10.000 conexões sinápticas) esse é o órgão chefe do seu corpo.
Mas hoje quero só que você teste como anda o desempenho do seu!


Esses testes estão rolando pela internet. Então visitando o Fatos desconhecidos, resolvi compartilha-los.
Não vale trapaça!

1° TESTE
Você deve fazer esse calculo de cabeça (e rapidamente), sem utilizar papel, caneta e calculadora:

Seja honesto... 
Você tem 1000, acrescente 40.
Acrescente mais 1000.
Acrescente mais 30 e 
novamente 1000.
Acrescente 20. 
Acrescente 1000 e ainda 10.

Qual é o total? 

(resposta abaixo) 







Teu resultado é 5000 

A resposta certa é 4100 !!!! 

Você não acredita né? Verifique com a calculadora. Acontece o seguinte a sequência decimal confunde o nosso cérebro, que salta naturalmente para 
mais alta decimal (centenas em vez de dezenas).


2° TESTE
Rápido e sem pensar muito: conte, quantas letras "F" tem no texto abaixo sem usar o mouse: 
FINISHED FILES ARE THE RESULT OF YEARS OF SCIENTIFIC STUDY COMBINED WITH THE EXPERIENCE OF YEARS 
Contou? 
Somente leia abaixo após ter contado os "F". 

OK? 
Quantos 'F' tem no texto??? 3??? Talvez 4??? 





Errado, são 6 (seis) - não é piada! Volte para cima e leia mais uma vez! 

A explicação é que O cérebro não consegue processar a palavra "OF" quando você lê muito rápido e sem prestar muita atenção.

Loucura, não? 

Quem conta todos os 6 "F" na primeira vez é um "gênio", uma pessoa normal costuma contar apenas 3.


3° TESTE
 Sou Diferente?
Faça o teste. 
Alguma vez já se perguntaram se somos mesmo diferentes ou se pensamos a mesma coisa? Façam este exercício de reflexão e encontrem a resposta!!! 


Siga as instruções e responda as perguntas uma de cada vez MENTALMENTE e tão rápido quanto possível mas não siga adiante até ter respondido a 
anterior. 

E se surpreendam com a resposta!!! 
Agora, responda uma de cada vez: 

Quanto é: 
15+6 



.....21... 


3+56 



...59... 


89+2 



...91... 




12+53 


...65... 



75+26 



...101... 


25+52 



...77... 



63+32 



...95... 


Sim, os cálculos mentais são difíceis mas agora vem o verdadeiro teste. 

Seja persistente e siga 

123+5 




...128... 

RÁPIDO! 

PENSE EM UMA FERRAMENTA E UMA COR! 


... 


E siga adiante... 

... 

Mais um pouco... 

... 

Um pouco mais... 

... 





Pensou em um martelo vermelho, não é verdade??? Se não, você é parte de 2% da população que é suficientemente diferente para pensar em outra coisa. 98% da população responde martelo vermelho quando resolve este exercício. 




Ah, eu pensei em martelo amarelo! Vai saber o por que. rs

sábado, 8 de março de 2014

Animais incríveis: o morcego gigante australiano que tem cara de raposa.

Ai você imagina um morcego e te vem a cabeça tantos filmes (incluindo os de vampiro) em que você viu esse grupo animal retratado e tanto drama, terror e suspense. E então você descobre um morcego que pode chegar a 2 metros de envergadura e ainda é parecido com uma raposa. Calma!!! Pois esse gigante é só mais um animal que precisa ser estudado.
Os morcegos-raposa (gênero Pteropus)são encontrados na África, na Ásia e na Oceania. São sociáveis (vivem em grupos de até 2 mil indivíduos) e dóceis.

Classificação:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Chiroptera
Família: Pteropodidae
Género: Pteropus (Erxleben, 1777)
Espécies do gênero: 65


Modo de vida:
Durante o dia podem ser encontrados em árvores perto de manguezais e também em coqueirais. Como morcegos, sua atividade é principalmente noturna.
São silenciosos durante esse momento mas ao retornarem para seu descanso emitem sons, provavelmente para competir por espaço pois vivem em grandes grupos.
Como mamíferos, geram apenas 1 filhote, que nos primeiros dias de vida, devido a sua fragilidade, fica grudado ao corpo da mãe em todas as atividades que ela realiza.
Em grupos pequenos, saem em busca de comida (frutas, néctar e flores) e podem percorrer grandes áreas (até 50 km). Por se alimentarem de frutos, são muito importantes para o equilíbrio ambiental pois são preciosos dispersores de sementes e também são polinizadores de flores. Isso tudo é fundamental para o equilíbrio da cadeia alimentar e da biodiversidade.

Devido a seus hábitos alimentares, esses morcegos procuram por comida em pomares e cultivos comerciais de frutas o que os expõe ao animal Humano. Esse convívio não tem sido pacífico para os morcegos Pteropus sp. Muitas vezes os agricultores os matam quando os encontram se alimentando de seus cultivos. Alguns também são caçados para servirem de alimento (essa incrível mania de matar, matar...!).

Mas vamos pensar:


Então o humano deve ter isso bem claro. Respeitar os animais que vivem ali, seus ciclos, seus hábitos.
Para a área de cultivo ser preparada DESMATA-SE um espaço em equilibro. 
Cada vez mais as áreas urbanas se aproximam das áreas de conservação e refúgios da vida silvestre.
Muitos ainda se assustam com o tamanho do animal e por "medo", matam o animal.
Os animais geralmente só se defendem quando são acoados. Até nós fazemos isso. O único animal que impõe o medo e a maldade é o ser "humano". Lembre-se sempre que quem coloca medo nos animais somos nós: nós destruímos, matamos e praticamos a maldade.
Animais domésticos tendem a entrar em confronto com animais silvestres. O que nunca será bom. Quando encontrar um animal silvestre tente não interferir na vida dele e provavelmente ele nem se importará com você.
Nenhum animal irá atacar um humano em situações normais. Nós não estamos incluídos em seu cardápio. O motivo é esse e é bem simples. O que acontecem são acidentes. O percentual é muitíssimo menor do que a chance de você sofrer um acidente de trânsito, cair de bicicleta ou levar uma bala perdida. Não se preocupe. Esses morcegos jamais te atacariam.
E ai, onde está o problema?
O problema continua sendo os humanos, sua ambição, falta de conhecimento e maldades. E para não se ter medo, deve-se ter informação, conhecimento.
Eu pessoalmente gosto muito desse animal. Se tiver a chance quero vê-lo pessoalmente.


5.fev.2014 - Um voluntário liberou um morcego gigante, conhecido como raposa-voadora (Pteropus vampyrus), em Sydney, na Austrália. Todos os anos, milhares de animais selvagens nativos são resgatados por voluntários em árvores da região Rob Griffith/AP Fonte

Curiosidades

  • Existem um pouco mais de 1100 espécies de morcegos.
  • Morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) podem transmitir raiva. De tantas espécies, só 3 são hematófagas.
    • Ainda que o perigo de transmissão de raiva se resuma aos locais onde essa doença é endêmica, dos poucos casos relatados anualmente em algumas localidades, a maioria é causada por mordidas de morcegos. Porém, na maioria dos lugares, especialmente nas cidades, os principais transmissores da raiva ainda são cães e gatos. Embora a maioria dos morcegos não tenha raiva, os que têm podem ficar pesados, desorientados, incapazes de voar, o que torna mais provável que entrem em contato com seres humanos. Outras mudanças no comportamento do morcego contaminado são atividade alimentar diurna, hiperexcitabilidade, agressividade, tremores, falta de coordenação dos movimentos, contrações musculares e paralisia, seguida de óbito. O maior problema relacionado à raiva transmitida por morcegos são as mortes de animais de criação, principalmente bois . Os principais morcegos transmissores de raiva são da subfamília Desmodontinae (família Phyllostomidae), os famosos morcegos vampiros, porém morcegos de outros tipos também podem se contaminar e transmitir a doença. Fonte
  • 70% dos morcegos se alimentam de insetos. Isso é importantíssimo para o controle dessas populações.
  • Possuem ainda o extraordinário sentido da ecolocalização (biossonar ou orientação por ecos), que utilizam para orientação, busca de alimento e comunicação.
  • Ao contrário dos pássaros que voam de qualquer lugar, os morcegos planam, ou seja, precisam saltar de um local alto e utilizar a física para se manter lá. Se caem ao chão, eles procuram um lugar para escalar para saltar e planar novamente.
  • O termo "morcego" tem origem no nome arcaico para "rato", "mur" (do latim mure) com "cego", significando, portanto, "rato cego".



Thanks for visiting! There is the option to translate this site in the top left corner.


Obrigada pela visita! Existe a opção de tradução deste site no canto superior esquerdo.


Благодарим за посещение! Существует возможность перевести сайт в верхнем левом углу.


Gracias por su visita! Existe la opción de traducir este sitio en la esquina superior izquierda.


Danke für Ihren Besuch! Es besteht die Möglichkeit, diese Seite in der linken oberen Ecke zu übersetzen.


Hvala za razumevanje! Obstaja možnost, da to mesto v zgornjem levem kotu.


Dank je wel! Er is de mogelijkheid om deze site te vertalen in de linker bovenhoek.


Terima kasih kerana melawat! Terdapat pilihan untuk menterjemahkan laman web ini di sudut kiri atas.


Dėkojame, kad lankotės! Yra galimybė išversti šį puslapį į viršutinį kairį kampą.