Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae (Vigors, 1825)
Espécie: R. toco
Nome Científico: Ramphastos toco (Statius Muller, 1776)
Nome em Inglês: Toco Toucan
Habitat: florestas da América do Sul, da Amazônia ao Paraguai, Bolívia e Argentina. Encontrado na região central do Brasil. Não encontrado na faixa litorânea de nosso País.
Nomes vulgares: tucano-toco, tucanuçu, tucanaçu, tucano-grande e tucano-boi.
Longevidade: 20 anos
Peso: aproximadamente 550 gramas.
Penugem: negra com papo branco e mancha vermelha abaixo da cauda.
Hábito alimentar: onívoro - Frutas, sementes, pequenos invertebrados e artrópodes, chegando a se alimentar de ovos e pequenas aves. Para ingerir, lança o alimento para o alto, para trás, direcionando-o para a garganta e o engole.
Características marcantes:
- grande bico (tecido ósseo esponjoso) amarelo-alaranjado de até 20 cm de comprimento, altamente resistente e cortante que movimenta-se como pinça na captura de alimentos. Apesar das características deste órgão, o bico é altamente leve.
- Pálpebras azuis ao redor dos olhos circundados por uma faixa amarela.
Reprodução: o ninho é feito em troncos ocos de árvores, sempre no alto ou em cupinzeiros. Bota de 2 à 4 ovos e a incubação dura em média 18 dias. Nessa época o macho alimenta a fêmea que fica no ninho para proteger seus ovos e filhotes de seus principais predadores: macacos e gaviões.
Hábitos: vivem em pares ou bando, voando de forma organizada em fila indiana. Dorme virando a cabeça para trás e posicionando o bico sobre o corpo diminuindo seu tamanho em até 2/3 e ocupando menos espaço nos troncos ocos onde outros de sua espécie repousam.
Referências bibliográgicas:
Wikiaves. Tucanaçu
O Eco: O grande tucano-toco apartidário