segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tubarões e sociedade

Tubarões: até que ponto vai o seu preconceito?

Hoje dando aula para o 2º ano do ensino médio (estamos estudando o Filo Chordata e hoje abordamos a Superclasse Pisces) falamos sobre tubarões. Todos os anos nesse momento os alunos demonstram os medos a que foram condicionados a ter em relação a esse peixe. Como estamos em região de praias (Região dos Lagos - RJ) acabamos analisando dois casos ocorridos durante o recesso escolar.
Um tubarão foi capturado numa praia bem conhecida aqui da região - a Praia do Forte em Cabo Frio. Após 30 minutos alguns pescadores conseguiram puxar o animal que acabou por ser brutalmente morto e esquartejado.
Tratava-se de uma cação (filhote) de 1 metro e meio de comprimento.
Em mais de 25 anos morando na região eu nunca ouvi falar de nenhum caso de ataque de tubarão a humanos mas já ouvi falar incontáveis vezes de histerias de pescadores com tubarões.
Na verdade vejo tudo isso com olhos de bióloga. Percebo que muitas pessoas não conhecem a natureza dos tubarões.
Entre meus animais preferidos estão estes incríveis predadores dos oceanos. Acho uma pena matar de forma tão cruel, por preconceito, um animal tão importante para os ecossistemas.
Tanta histeria foi devido ao "sucesso" do filme Tubarão. Uma desgraça para a biologia conservacionista. Infelizmente a popularidade do filme não ajuda muito quanto a consciência ambiental que poderíamos ter em relação ao animal.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ecológico  Aqualung (2012) sobre Medo-Fobia de Tubarão com mais de 1.140 pessoas de 21 estados brasileiros, revelou que uma em cada seis pessoas admite ter FOBIA de tubarão. Em compensação, 29% dos entrevistados disseram não ter medo desse incompreendido ser marinho. (...) Quando o questionamento foi se a pessoa tem medo normal ou exagerado de tubarão, quase 62% responderam ter medo normal, 9% afirmaram ter medo exagerado e 29% disseram não ter medo de tubarão. E nesse universo, de 71% dos entrevistados que disseram ter medo, 21% admitiram ter FOBIA de tubarão.


Segue o link da matéria do meu desgosto:
http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=27202

Entre as 10 espécies de tubarões mais perigosas temos:

Tubarão limão (Negaprion brevirostris)
  1. Tubarão limão (Negaprion brevirostris): caça outras espécies de tubarões, arraias, aves marinhas, lulas, ... Não costuma ser agressivo com humanos a não ser quando ameaçado.
    É um tubarão pertencente a família Carcharhinidae que pode atingir cerca de 3 metros de comprimento. Seu nome é devido a coloração amarelada do seu dorso.
    O Tubarão Limão é facílmente encontrado na Austrália , uma de suas principais características  são dentes pequenos e pontudos. Eles pertencem a mesma família do Tubarão Baleia logo tem a cauda bem parecida com essa espécie, o tubarão limão é de uma cor acastanhada ou amarelo. O tubarão limão possui uma segunda nadadeira dorsal e prefere habitar locais rasos junto ao fundo de areia em lagoas. O Tubarão Limão adulto costuma ser mais ativo a noite. Estudos comprovam que eles não costumam fazer grandes viagens.Adultos são tímidos aos mergulhadores, mas se ameaçados se tornam agressivos. (1)
  2. Tubarão azul tintureira ou guelha, Tubarão-de-focinho, Mole-mole, Focinhudo e Bico-doce (Prionace glauca) é um tubarão da família Carcharhinidae, que se pode encontrar nas zonas profundas dos oceanos (até 150m de profundidade), em águas temperadas e tropicais,  alimenta-se de focas, tartarugas, aves e peixes. Eventualmente atacam pequenos barcos. Conhecido como uma das espécies de tubarão com maior capacidade migratória : um espécime monitorado perto das águas do estado de Nova Iorque foi recapturado perto da costa do Brasil.
    Tubarão azul:   (Prionace glauca)
    Como é um tubarão oceânico, tem caráter oportunista (o que o coloca quase perto do galha-branca-oceânico em termos de perigo para náufragos e mergulhadores), podendo seguir navios para comer detritos jogados na água.
    Seu tamanho pode chegar a 4m e 240kg, no total, mas normalmente não passa dos 2,5m e 70kg (algumas fontes na literatura dizem já ter sido encontrados exemplares com mais de 6m de comprimento). Possui corpo esguio e focinho longo e pontudo. Dentes triangulares, pontudos e serrilhados e curvados na mandibula superior, em várias fieiras. Possuem a coloração azul-escuro no dorso, azul mais claro nos flancos e branco nos ventres. As pontas das nadadeiras costumam ser mais escuras. (2) 
  3. Tubarão-martelo (Sphyrna spp.): pode chegar a 5,5 metros e pesar quase 700 quilos. A posição incomum de seus olhos permite uma visão mais ampla e precisa do ambiente. Predadores ativos, os tubarões-martelo são comuns perto da costa. O tubarão-martelo grande pode chegar a 5,5 metros e pesar 680 quilos. Ele se alimenta principalmente de peixes e lulas.
    A reprodução dos tubarões-martelo ocorre uma vez por ano, e têm 20 a 40 filhotes a cada cria.  ritual de acasalamento do tubarão martelo é muito violento, onde o macho persegue e morde a fêmea até esta ceder aos seus avanços. 
    Tubarão-martelo (Sphyrna spp.)

    Diferente de outros tubarões, a fecundação é interna. Os ovos são incubados dentro do corpo da fêmea ao longo de 10 a 12 meses, alimentados através de um órgão similiar ao cordão umbilical dos mamíferos, até esta dar à luz. A espécie não presta cuidados parentais às crias, deixando-as à sua própria sorte assim que nascem.
    As espécies conhecidas de tubarão-martelo têm um comprimento entre 0.9 a 6 metros. Todas as espécies têm duas projeções, uma de cada lado da cabeça, dado à cabeça o aspecto de um martelo, de onde vem o nome popular da espécie. Os olhos e fossas nasais estão localizados nas extremidades das projeções.
    Antes pensava-se que a cabeça em forma de martelo ajudava os tubarões a conseguir comida, dando ao tubarão a habilidade de virar a cabeça com precisão e rapidamente sem perder a estabilidade. Porém, foi descoberto que suas vértebras o permitiam de virar com precisão a cabeça e o resto do corpo. Mas o "martelo" também funciona como uma asa, dando estabilidade a eles quando vão nadar, já que os tubarões-martelo são um dos piores tubarões quando o assunto é manter-se flutuando estavelmente dentro da água.
    Como todos os tubarões, os tubarões-martelo possuem sensores eletromagnéticos chamados Ampollas de Lorenzini. Usando seus sensores numa área grande, os tubarões-martelo podem nadar com precisão até a sua presa. Eles podem detectar um sinal elétrico de metade da bilionésia parte de um volt. A cabeça em forma de martelo também ajudam os tubarões a ter uma "maior cobertura" das áreas por onde nada utilizando seu olfato, fazendo com que as chances de ele detectar uma partícula na água seja 10 vezes maior que outros tubarões.
    Um espaço maior entre os órgãos sensorias facilita a detectar partículas e outros organismos em áreas mais vastas e também a saber com precisão a distância a que esse organismo está, seja uma presa ou um "companheiro".A boca dos tubarões-matelo é desproporcionalmente pequena. Eles também são conhecidos por andar em grandes quantidades durante o dia, em grupos que podem chegar a até 100 integrantes. À noite, os tubarões-martelo caçam sozinhos. (3)

    Espécies
    Sphyrna  lewiniS.  mokarranS. zygaena, S. couardiSphyrna   (Mesozygaena) coronaS. (Platysqualus) media, S. (Platysqualus) tiburoS. (Platysqualus) tudes, S. mesozygaena.
  4. Cação-mangona (Carcharias taurus): Águas rasas são os locais preferidos desta espécie, mas eles podem ser encontrados a até 200 metros de profundidade em seu âmbito de ocorrência, que inclui o Oceano Pacífico, o Oceano Índico, leste e oeste do Atlântico, e os Mares Adriático e Mediterrâneo.
    Tem um aspecto bastante ameaçador, com fileiras de dentes bem visíveis e com um corpo que chega a atingir 3.2 m de comprimento. A sua pele é normalmente acinzentada. Os machos são normalmente menores que as fêmeas. Alimenta-se de peixes (incluindo outros tubarões), raias, caranguejos, lagostas, polvos e lulas. 
    Cação-mangona (Carcharias taurus)

     Ainda antes de nascerem, estes tubarões são sujeitos à seleção natural, na forma de canibalismo intra-uterino. Assim, embora sejam fecundados quase 50 óvulos ao mesmo tempo, apenas dois completam o seu desenvolvimento e acabam por nascer. Até lá, o embrião mais rápido e forte de cada um dos dois úteros da fêmea alimenta-se dos restantes ovos e embriões. Ao fim de 9 meses, as fêmeas dão à luz a dois juvenis já com 1 m (!). Uma vez que é mais denso do que a água, o tubarão-touro tem de engolir ar à superfície, para evitar afundar-se. Apesar do seu aspecto ameaçador, regra geral é inofensivo, mas deve ser tratado com respeito. (4)
    Tubarão-cinzento-dos-recifes devorando peixe-leão
    que virou uma praga no mar do Caribe.

  5. Tubarão-cinzento-dos-recifes (Carcharhinus amblyrhynchos): Estes tubarões são ativos durante o dia, mas se alimentam à noite de peixes dos corais, polvos e diversos crustáceos. É uma espécie social que costuma ser bastante curiosa – uma curiosidade já atestada por mergulhadores. Mas quando se sente ameaçado, ele dobra seu corpo até formar um “S”.  (5
    Tubarão Mako Anequim (Isurus oxyrinchus)
  6. Tubarão-anequim ou tubarão-mako-cavala ou ainda tubarão anequim (nomes brasileiros)Estes tubarões, também conhecidos como tubarões-mako, têm corpos parecidos com torpedos e são os tubarões mais velozes do mundo. São predadores agressivos e não hesitam em atacar quando são provocados. Alguns pescadores relataram que eles conseguem se libertar das linhas de pesca, para depois atacar e morder quem estiver a bordo.
    Capazes de nadar a 50 quilómetros por hora, embora se pense que consegue atingir uns impressionantes 74 quilómetros por hora. Esta velocidade permite-lhes alimentar-se de peixes demasiado ágeis para serem apanhados por outros tubarões o que o coloca em vantagem na cadeia alimentar. Conhecido também pelos seus saltos fora de água e para dentro de barcos, é um dos poucos tubarões considerados perigosos para o ser humano. Apesar de algumas semelhanças físicas com o Tubarão Branco, tem um corpo mais aerodinâmico, barbatanas peitorais mais curtas e os dentes são visíveis mesmo com a boca fechada. Fotografia por Mark Conlin (6)
  7. Galha-branca-oceânico (Carcharhinus longimanus
  8. Tubarão-galha-branca:   Esta espécie costuma habitar águas mais quentes e tende a nadar perto da superfície. Quando se alimenta com outros tubarões, pode se tornar agressivo. 
     Pode chegar a medir 4metros e pesar até 168 quilos. É uma das três espécies mais abundantes dos oceanos, junto com o tubarão-azul e o lombo-preto.
    Apesar de nado lento e vagaroso, é muito ativo na procura de alimento e capaz de violenta aceleração quando excitado.
    Normalmente solitário, é visto em grupos somente quando há abundância na oferta alimentar, composta por peixes oceânicos e raias e, raramente, aves, crustáceos, lulas e tartarugas. Como toda espécie oceânica, é um animal oportunista e precisa aproveitar-se das poucas ocasiões em que lhe aparecem potenciais presas. Em caso de muita fome pode se alimentar de carniça e até de lixo. Ele na maioria das vezes comia as vitimas de varia embarcações afundadas no fundo dos rios e oceanos.
    Nos raros momentos de contato com o homem seu comportamento é quase sempre de indiferença, não apresentando nenhum medo. No entanto, esta espécie tem sido, através da história, apontada como "devoradora de homens" após desastres em alto mar. Com muita frequência é a primeira espécie a ser encontrada nas imediações após acidentes com aeronaves e embarcações com vítimas. (7)
  9. Tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier): 
      tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier)
    O que torna estes tubarões particularmente perigosos para banhistas e mergulhadores é a combinação de seu grande tamanho, estilo de caça (perto da costa e da superfície), curiosidade natural e apetite indiscriminado; os tubarões-tigre comem praticamente qualquer coisa que flutue.

    encontrado em diferentes ambientes e comum no Nordeste do Brasil. Chega a medir até 6 m de comprimento, possuindo corpo robusto, cabeça larga e achatada, focinho curto e arredondado, nadadeira caudal pontuda, dorso variando de cinza-escuro a cinza-amarronzado com manchas escuras verticais.Seus dentes possuem a forma triangular de um abridor de latas, o que o permite cortar ossos, carne e até cascos de tartaruga com maior facilidade. É agressivo, porém é um tubarão que possui uma grande curiosidade com mergulhadores, quase nunca os atacando. Sua pesca comercial é realizada com espinhel e rede pesada. O seu nome provém das riscas pretas que apresenta ao longo das costas, que vão desaparecendo à medida que o tubarão envelhece. (8)
  10. Tubarão-branco (Carcharodon carcharias):    Maior peixe predatório do planeta, o tubarão-branco pode pesar mais de uma tonelada. São encontrados nos oceanos de todo o mundo, mas especialmente nas águas costeiras temperadas da América do Norte, sul da África, e sul e oeste da Austrália. Seus dentes extremamente afiados em forma de pontas de flecha são feitos para cortar (e arrancar) grandes pedaços de carne de suas presas.  
      tubarão-branco (Carcharodon carcharias)

    Considerações:
    O tubarão branco é naturalmente raro, gerando apenas um ou dois filhotes por vez;
    Tem uma das mais baixas taxas de procriação entre os peixes;É perseguido tanto por aqueles que se orgulham de enfrentar um animal perigoso, com por aqueles que o temem.
    A espécie praticamente não se alterou nos últimos 60 milhões de anos. Possui um sexto sentido chamado de eletrorrecepção, por meio da qual detecta minúsculos campos elétricos gerados pelo organismo dos outros animais. Eles podem sentir um campo elétrico até 20.000 vezes menores que 1 volt, equivalente ao da batida do coração de um peixe. Outro orgão sensorial muito importante é o olfato, capaz de perceber uma gota de sangue numa piscina. (9)


  11. Tubarão-cabeça-chata
    Carcharhinus leucas (Valenciennes, 1839)
    Tubarão-cabeça-chata (Carcharhinus leucas):
    Estes predadores agressivos preferem águas rasas e quentes perto da costa – exatamente onde as pessoas gostam de nadar. São encontrados em todo o mundo e podem até tolerar água doce; tubarões-cabeças-chatas já foram encontrados até em rios de Illinois, em Massachusetts. Quando atacam uma presa, estes tubarões usam a técnica de “trombar-e-morder”, ou seja, eles batem contra a vítima para “provar” seu gosto e então a destroçam. (10)
Referências Bibliográficas

 (1)  Wikipedia - tubarão limão
http://tubaroes.com.sapo.pt/tublimao.html
 (2) http://www-man.blogspot.com.br/ tubarão-martelo
 (3)  http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o-martelo
Foto: http://www-man.blogspot.com.br/2011/02/tubarao-martelo-sphyrna-zygaena.html
 (4) http://www.oceanario.pt/cms/464/
 (5) http://www.revistaaquario.com/pt-br/mergulhadores-treinam-tubaroes-para-devorar-peixe-toxico-no-caribe/
 (6) http://www.mundodosanimais.pt/peixes/fotos-tubaroes/
 (7) http://pt.wikipedia.org/wiki/Galha-branca-oce%C3%A2nico
 (8) http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o-tigre
 (9) http://educar.sc.usp.br/licenciatura/98/deyves.html
 (10) http://www2.uol.com.br/JC/sites/tubarao/materia_especies.htm

 (11) Discovery Channel Brasil http://discoverybrasil.uol.com.br/imagens/galleries/os-10-tubaroes-mais-perigosos/

"Estima-se que existam cerca de 400 espécies diferentes de tubarão no mundo. Só no Brasil, uma média de 100 tipos foram identificados, mas apenas quatro são considerados agressivos e potencialmente perigosos: o tigre, o cabeça-chata, o galha-preta e o tubarão-martelo de grande porte."  (11)

domingo, 29 de julho de 2012

Conhecendo o interior serrano do Rio de Janeiro

Tem muitas pessoas que eu conheço que preferem conhecer outro País e não valorizam o seu próprio. Bem, eu não conheço outros País mas conheço muito bem o meu. Meu Estado - Rio de Janeiro - e seu interior são lindos. Tem belezas incríveis e recantos naturais espetaculares.


O último recanto em que eu estive foi a região serrana mais precisamente a Serra dos Órgãos, Teresópolis e Friburgo.


Ficamos no Vrindávana Hotel & Spa, que eu indico. Fica bem longe do centro de Teresópolis mas vale a pena. O ideal é ir de carro, sem pressa e tirar muitas fotos. Tem vários tratamentos alternativos, terapias, meditação, yoga, ... O pessoal do hotel é ótimo!


Olhem as fotos:











E ai? Vale a pena viajar para dentro do seu País?

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Atenção veganos do Rio de Janeiro - super confraternização!

Ótima chance para provar quitutes veganos. Leve a família!

(clique na imagem para ampliar)
Venha saborear deliciosos pratos típicos regionais, todos veganos, preparados pelo o que há de melhor na gastronomia carioca.

Quadrilha, música, brincadeiras, sorteios e muita animação.
Traga crianças e vamos, juntos, comemorar a vida!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Desenvolver projetos

Campanha da Fraternidade 2012 + Feira de Ciências = Projeto em desenvolvimento

É assim, recebi um desafio para a Feira de Ciências desse ano. Estarei (enlouquecida) trabalhando no tema.
Por isso estarei em OFF.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Eu chorei mas não desanimei


Hoje ao entrar na internet li uma notícia que eu não queria ver. Um cão (mais um!) chamado Lenox foi sacrificado por não obedecer padrões sociais e se parecer um pit bull.

Lenox, Rex e tantos outros anjinhos são duramente exterminados por políticas públicas de "limpeza, contenção de doenças..." e outras desculpas de pessoas que simplesmente odeiam as manifestações de vida que Deus criou.
Fico pensando que quem não gosta de animais (seja cão, gato, boi, vaca, frangos, passarinhos, peixes, insetos...) não gosta também de pessoas. E quem não gosta de animais não consegue respeitar a  vida - a sua, a minha e a do próximo.

Hoje um cão que foi retirado de sua família, apenas por se parecer um pit bull, sem nunca ter sido agressivo, foi julgado e condenado. Um cão, mais um deles, mais uma vida foi exterminada por uma política pública idiota de um país que se julga socialmente evoluído e acha que seus "lideres" são justos.

Não vejo justiça no desrespeito.
Não vejo justiça em matar um inocente, indefeso.

Entendo que muitos dos meus amigos (e cyber amigos) vão compartilhar do meu sentimento de tristeza.

Eu não consigo viver em um mundo fútil e cor-de-rosa. Todo dia vejo um monte de injustiças e de injustiçados.
Minha opção foi pelos que não podem manifestar sua dor, os mais indefesos, os mais injustiçados e os mais explorados socialmente e comercialmente - os animais.

Entendo quando um conhecido diz que hoje está se sentindo impotente e mostra sua revolta.

Parece que tomei um tapa na cara.
Mais uma vida desperdiçada.
E todo dia é isso, um monte de animais morrendo por políticas públicas e para matar a gula de alguns.
Mas não vou abaixar a cabeça e me moldar ao mundo.
Vou continuar reclamando e apresentando minhas justificativas.

Acredito que do lado de lá dessa vida deve ser muito bom, com muitos Lenox, Rex, Cherry, Paola, Ninas, Pichicas, Polly, Mingau,...

Por acreditar na alma, não apenas de humanos, mas também de animais, optei por preservar suas vidas. Me tornei vegetariana há um tempo.
Um dia para mim foi a gota d'água entrar num açougue e ver aquele monte de carcaça. Pensei que já foram vivos e já tiveram sua história.
Para quem lida com animais, quem tem contato, cuida, ama, um dia torna-se difícil ingeri-los. O triste é que para sociedade os vegetarianos e os veganos são alvos de piadas. Parece que nós que estamos errados.

Não dá, eu jamais conseguiria matar um animal. Para mim aquele é um ser em evolução, não apenas biologicamente mas espiritualmente falando.

E hoje meu coração despedaçou quando anunciaram a morte de mais um, mesmo depois de abaixos assinados, manifestações no mundo inteiro, pedidos...
Que mundo é esse? Cadê o respeito a vida?
Eu fico por aqui. Preciso achar uma forma de continuar...

Thanks for visiting! There is the option to translate this site in the top left corner.


Obrigada pela visita! Existe a opção de tradução deste site no canto superior esquerdo.


Благодарим за посещение! Существует возможность перевести сайт в верхнем левом углу.


Gracias por su visita! Existe la opción de traducir este sitio en la esquina superior izquierda.


Danke für Ihren Besuch! Es besteht die Möglichkeit, diese Seite in der linken oberen Ecke zu übersetzen.


Hvala za razumevanje! Obstaja možnost, da to mesto v zgornjem levem kotu.


Dank je wel! Er is de mogelijkheid om deze site te vertalen in de linker bovenhoek.


Terima kasih kerana melawat! Terdapat pilihan untuk menterjemahkan laman web ini di sudut kiri atas.


Dėkojame, kad lankotės! Yra galimybė išversti šį puslapį į viršutinį kairį kampą.