- Plantas sem sementes (criptógamas) e sem sistema condutor (avasculares).
- Podem apresentar talo ereto (musgos) ou prostrado (hepáticas e antóceros).
- Ambientes úmidos, com pouca luminosidade.
- Classificação:As briófitas costumam ser divididas em três grupos: Hepaticae, Anthocerotae e Musci.
- Foram os primeiros vegetais a formarem grandes florestas que dominaram a terra. Seus fósseis deram origem à hulha ou carvão mineral.
- Primeiros vegetais que se adaptaram à vida terrestre, apresentando tecidos verdadeiros, porém não possuem tecidos de condução ou flores.
- Sãos os musgos e as hepáticas
- Reprodução sexuada e assexuada. Seus órgãos reprodutores são os anterídios e os arquegônios.
- Plantas sem sementes (criptógamas), dotadas de vasos condutores de seiva (vasculares ou traqueófitas). Vegetais terrestre, com tecidos verdadeiros, inclusive os de condução.
- Corpo organizado em raiz, caule (rizoma) e folhas.
- Muitas pteridófitas vivem em ambientes úmidos, semelhantes ao das briófitas, mas algumas podem habitar ambientes relativamente secos. Existem algumas espécies que vivem em água doce.
- Classificação: A classe mais conhecida é a Filicinae, que reúne as samambaias e avencas.
- Reprodução: Assexuada e sexuada. Também não tem flores e seus órgãos reprodutores também são os anterídos e arquegônios.
- Na reprodução sexuada, há alternância de gerações.
- Algumas samambaias se reproduzem assexuadamente por meio de estolões (brotos do rizoma).
2) Fanerógamas – órgãos reprodutivos aparentes (sementes e/ou flores). Inclui Gimnospermas e Angiospermas.
- Plantas com sementes (espermatófitas), dotadas de vasos condutores de seiva (vasculares).
- Têm ramos reprodutivos especializados (estróbilos em gimnospermas e flores em angiospermas).
- Habitat: são encontradas em todos os ambientes terrestres. Há poucas espécies aquáticas, de água doce.
- Classificação
- Gimnospermas (do grego gymnos, nu, e esperma, semente), sementes expostas (nuas)
- Angiospermas (do grego aggeion, vaso), apresentam sementes alojadas dentro de frutos.
- Gimnospermas, (do latim gymn, “desnuda” e do grego sperma, “semente”), nome que recebem as plantas vasculares que formam sementes, mas carecem de flores. Primeiros vegetais a apresentar flores, que são incompletas e não formam ovário. Por isso mesmo produzem sementes nuas, sem frutos.Sua inflorescência é chamada de estóbilo
- Compreendem vários grupos: cicadófitas, ginkgos, coníferas e gnetófitas.
- Diferenciam-se das angiospermas pelo fato de que as sementes não estão encerradas em carpelos, mas sim dispostas sobre escamas organizadas em cones.
- São as plantas com sementes mais antigas e, ao que parece, procedem de fetos do Devoniano.
- As gimnospermas são abundantes nos climas temperados e raras no Brasil.
- Classificação científica: As gimnospermas estão organizadas em quatro filos: Cycadophyta, Ginkgophyta, Pinophyta e Gnetophyta.
- Angiospermas, nome comum da divisão ou filo que contém as plantas com flor, que constituem a forma de vida vegetal dominante.
- São os vegetais mais desenvolvidos, com flores completas em que o óvulo é produzido dentro de um ovário, cujas paredes se transformam no fruto. Pertencem a esse grupo quase todas as plantas arbustivas e herbáceas, a maior parte das árvores, salvo pinheiros e outras coníferas, e plantas mais especializadas, como suculentas, epífitas e aquáticas.
- O elemento mais característico das angiospermas é a flor, cuja função é assegurar a reprodução da planta mediante a formação de sementes. Estas são formadas a partir de um óvulo envolvido por um ovário que, conforme cresce a semente fecundada, se desenvolve até converter-se em fruto.
- No final de 1998, foram encontrados na China os resíduos fósseis da mais antiga angiosperma que se conhece. Com 140 ou 150 milhões de anos, a planta, que recebeu o nome científico de Archaefructus liaoningensis, pertence ao grupo das angiospermas do período jurássico; tem a mesma idade dos dinossauros e antecede em 25 milhões de anos a primeira planta com flor de que se tinha notícia até então.
- A flor é formada por até quatro tipos de folhas modificadas. As sépalas, que envolvem o capulho, são as peças mais externas. Em seguida, encontram-se as pétalas, que atraem os polinizadores, tanto pela cor como pelo cheiro segregado por certas glândulas. Mais para o interior há um ou dois círculos de estames produtores de pólen, que são os órgãos de reprodução masculinos. Os pistilos, formados por estigma, estilete, ovário e óvulo, são as peças mais internas. O carpelo recebe o grão de pólen e, se se produz fecundação, forma o fruto. Acredita-se que o carpelo evoluiu como meio de proteção contra insetos devoradores de óvulos e contra outros elementos nocivos do meio.
- Classificação científica: Angiospermas é a denominação comum da divisão Magnoliophyta. O grupo das Angiospermas divide-se em duas classes: Magnoliopsida e Liliopsida, conhecidas como dicotiledôneas e monocotiledôneas.
- Monocotiledôneas
- Um cotilédone na semente
- Raízes fasciculadas com células com reforço em "u" na endoderme. Geralmente não engrossam.
- Caules com estrutura astélica (atactostélica), com feixes condutores em que o xilema e o floema não estão separados pelo câmbio(colaterais fechados), e por isso, salvo raras exceções, não engrossam.
- Folhas com nervuras paralelas, estômatos nas duas epidermes (anfiestomáticas), mesófilo indiferenciado ou simétrico.
- Flores geralmente homeoclamídeas (com perigônio formado por sépalas) e trímeras.
- Dicotiledôneas
- Dois cotilédones na semente
- Raízes axiais com "estrias de Caspari" nas células da endoderme. Geralmente engrossam,
- Caules com estrutura eustélica, com feixes de condutores em que o xilema e o floema estão separados pelo câmbio. Normalmente engrossam.
- Folhas com nervuras ramificadas (reticuladas ou peninervas), estômatos apenas na epiderme inferior (hipoestomáticas),
- Flores heteroclamídeas (com perianto formado por sépalas e pétalas diferentes). Dímeras, tetrâmeras ou pentâmeras.
- Anotações pessoais 2005
- www.portalsaofrancisco.com.br
- http://trabalhos.hd1.com.br/criptogamas.html
- http://www.passeiweb.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar.