domingo, 3 de junho de 2012

glicose!

Fui numa festa. Comi doces (muitos e muitos = mais que eu deveria). Normalmente não faço isso mas hoje perdi a linha. Dietas restritivas são horríveis por isso. Uma hora manda-se tudo para a pqp e ferra-se com tudo. Bem, cheguei em casa suando, com vontade de sair pulando, correndo... Foi a forma de que meu corpo achou de reclamar de tamanho disparate.
Isso que eu fiz foi algo totalmente errado. Foi exatamente o oposto do que eu ensino ao meu aluno. Hoje levei meu corpo a tomar um susto. Sobrecarreguei meu pâncreas. Amanhã provavelmente vou estar mal, com uma "ressaca alimentar". Coisa de gente vegetariana que se acaba no dia do lixo e vira um lixo no dia seguinte.
Hoje meu dia foi lindo na alimentação. Tudo equilibrado até a hora da festa. Ainda bebi refrigerante  e suco de caixinha, o que normalmente me incha demais no dia seguinte. Amanhã é detox!!!

No que eu errei?
E não foram só esses da foto. Que horrível né? São coisas assim, descontroladas, que tornam a vida amarga no futuro. Eu, que tenho vários casos de diabetes na família tenho e devo zelar pela minha saúde.


A questão é: sabemos que sobrecarregar o pâncreas com excesso de glicose, a longo prazo pode causar diabetes e eu não quero isso para mim.

Pronto, desabafo pessoal acabou. rsrs

Vamos falar de saúde?
_______________________________________

A insulina (hormônio) é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo - ou não - persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.); defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).


Sintomas de Diabetes

Principais sintomas do diabetes tipo 1:

  • vontade de urinar diversas vezes
  • fome freqüente
  • sede constante
  • perda de peso
  • fraqueza
  • fadiga
  • nervosismo
  • mudanças de humor
  • náusea e vômito.


Principais sintomas do diabetes tipo 2:

  • infecções freqüentes
  • alteração visual (visão embaçada)
  • dificuldade na cicatrização de feridas
  • formigamento nos pés e furúnculos.





Entre uma das principais fontes de energia para diversos metabolismo temos a glicose. Ela é um monossacarídeo, intermediário metabólico, pode ser produto da fotossíntese e produto da respiração celular. Possui sabor geralmente adocicado e tem forma molecular  C6H12O6  (aldeído) e seu formato padrão é  CnH2nOn ou CH2O . Pode ser encontrada em frutas e alimentos ricos em amido.
Fala-se que a glicose é energético porque possui por cada grama 3,4 calorias. Sua energia liberada (respiração) transforma-se em ATP (30 moléculas) mais água e gá carbônico.



Referências bibliográficas:
Imagens: buscador Google Imagens, 
Palavras-chave: glicose, diabetes, açúcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.

Thanks for visiting! There is the option to translate this site in the top left corner.


Obrigada pela visita! Existe a opção de tradução deste site no canto superior esquerdo.


Благодарим за посещение! Существует возможность перевести сайт в верхнем левом углу.


Gracias por su visita! Existe la opción de traducir este sitio en la esquina superior izquierda.


Danke für Ihren Besuch! Es besteht die Möglichkeit, diese Seite in der linken oberen Ecke zu übersetzen.


Hvala za razumevanje! Obstaja možnost, da to mesto v zgornjem levem kotu.


Dank je wel! Er is de mogelijkheid om deze site te vertalen in de linker bovenhoek.


Terima kasih kerana melawat! Terdapat pilihan untuk menterjemahkan laman web ini di sudut kiri atas.


Dėkojame, kad lankotės! Yra galimybė išversti šį puslapį į viršutinį kairį kampą.